REDES SOCIAIS

A Câmara dos Deputados está presente nas principais redes sociais com o objetivo de levar informação e cultura ao cidadão brasileiro. A presença digital da instituição amplia o diálogo com a sociedade e a divulgação de conhecimento, informações e dados. As ações da Câmara nas plataformas digitais também constituem um instrumento importante para aumentar a transparência e a accountability da dinâmica legislativa.

O primeiro perfil da instituição nas redes sociais foi criado no Twitter (atual X) em 2009; seguido pelo Facebook em 2012; Instagram em 2018; TikTok em 2021 — rede na qual foi o primeiro parlamento do mundo a criar uma conta; e Threads e Bluesky em 2024.

CD - produzida com uso de IA

Entre os principais objetivos da Câmara com seus perfis nas redes sociais estão:

  • Transparência e proximidade: as redes sociais permitem que a Câmara compartilhe informações em tempo real, tornando os processos legislativos mais transparentes e  acessíveis ao público.
  • Engajamento do cidadão: através das plataformas digitais, é possível fomentar a participação popular, recebendo feedbacks, sugestões e opiniões diretamente dos cidadãos.
  • Rapidez na disseminação de informações: em um mundo onde as notícias se propagam em uma velocidade cada vez maior, é crucial que a Câmara tenha canais ágeis para comunicar decisões, projetos e eventos importantes.
  • Desmitificação do processo legislativo: as redes sociais permitem explicar, de forma simples e acessível, como funciona o trabalho parlamentar, contribuindo para esclarecer a população sobre o papel da Câmara.
  • Combate à desinformação: com a proliferação de fake news, ter canais oficiais fortes nas redes sociais é fundamental para disseminar informações verídicas e combater a desinformação.

Principais atividades 

Entre as atividades da área responsável pelas redes sociais estão: produzir conteúdo relevante e acessível sobre as atividades legislativas; monitorar menções e interações, respondendo dúvidas e coletando insights; desenvolver estratégias de engajamento para ampliar o alcance das informações institucionais; e analisar métricas e tendências para aprimoramento constante da comunicação digital.

O conteúdo postado abrange a atividade legislativa, especialmente as votações e as discussões de Plenário, inclusive com a transmissão ao vivo das sessões deliberativas; programas e ações institucionais; eventos; conteúdo educativo e campanhas publicitárias.

Gestão e governança 

As normas de governança e gestão das redes sociais estão definidas no Ato da Mesa 244/18. Conforme o Manual de Boas Práticas da Câmara dos Deputados nas Mídias Sociais: “A atuação da Câmara dos Deputados nas redes sociais digitais tem por objetivos: fortalecer a imagem institucional da Casa, enfatizando a importância do Poder Legislativo para a democracia; aproximar a Câmara da sociedade; incentivar a participação popular durante o processo legislativo, direcionando os cidadãos aos canais de domínio próprio; informar sobre a tramitação e a aprovação de propostas legislativas; explicar o processo  democrático e o funcionamento da Instituição; orientar sobre direitos e deveres; divulgar o acervo histórico e cultural da Câmara, bem como eventos institucionais.” Os perfis nas mídias sociais institucionais são atualizados e monitorados durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou quando há atividade legislativa no Plenário Ulysses Guimarães além deste horário. Dependendo da natureza do conteúdo, em caráter emergencial ou por agendamento prévio, pode haver postagens nos fins de semana e feriados.

A arquitetura proposta funciona como um hub de informações legislativas e institucionais, no qual pode ser publicado, além de material próprio, conteúdos dos perfis dos veículos de comunicação, bem como de outros órgãos da Casa. A seleção dos temas a serem cobertos deve observar exclusivamente o interesse público.

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