Vista de Maceió, que sedia o primeiro encontro de parlamentares mulheres do P20

Encontro debate a construção de um mundo justo e um planeta sustentável

O Brasil exerce, em 2024, a Presidência do P20 – pilar parlamentar do G20. Nesse contexto, estão previstos dois encontros.

Em 1º e 2 de julho ocorrerá a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, em Maceió. Para a primeira semana de novembro, por sua vez, está prevista a reunião de Cúpula do P20, em Brasília.

Cerca de 290 autoridades nacionais e internacionais foram convidadas para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Além de todas as Deputadas Federais e Senadoras brasileiras, integram a lista parlamentares de todos os membros do G20, dos demais países convidados para a Cúpula do G20 no Brasil, dos países do Mercosul, dos países de língua portuguesa, bem como presidentes de Parlamentos internacionais e altos representantes de organismos internacionais, como ONU e União Interparlamentar.

Sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, os dois dias da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 serão dedicados a debates e intercâmbios entre as lideranças brasileiras e estrangeiras sobre os temas prioritários do G20 neste ano, a saber:

  • mudança do clima e desenvolvimento sustentável;
  • inclusão social e combate à fome e à pobreza; e
  • reforma das instituições globais.

A reunião inédita oferecerá oportunidade singular para ampliar e reforçar a participação das mulheres parlamentares em discussões que estão no centro das atenções mundiais.

A Presidência brasileira do G20 optou por divulgar várias partes do País, promovendo reuniões em diferentes cidades das regiões nacionais. A escolha da bancada feminina da Câmara dos Deputados por Maceió para a Reunião de Mulheres seguiu a mesma lógica. Baseou-se no fato de a localidade ter sido anteriormente escolhida como uma das cidades-sede dos eventos do G20 no Brasil e na opção por mostrar o Brasil em toda a sua diversidade, dinamizando regiões usualmente menos favorecidas por esse tipo de evento.

 

 

 

© Propriedade do conteúdo P20

Site desenvolvido e mantido pela Câmara dos Deputados