TV Câmara

A TV Câmara dá transparência ao trabalho dos 513 deputados federais eleitos. Com uma programação no ar 24 horas por dia, sete dias por semana, a emissora leva a todo o país conteúdo informativo, educativo, cultural e de letramento político. O objetivo é oferecer à população informações que permitam avaliar o trabalho de cada deputado e da instituição como um todo, entender o processo legislativo, acompanhar os debates e se informar sobre as decisões que estão sendo tomadas na Casa do Povo. O conteúdo é acessível, claro, preciso, imparcial e com pluralidade de visões políticas.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Gravação do programa Ponto de Vista no auditório da TV Câmara

Fundada em 1998, a TV Câmara é fonte primária de informações e preza pela proporcionalidade partidária em suas produções. Segue as determinações previstas no Art. 221 da Constituição e nas regras internas para cobertura jornalística e produção de conteúdo dos veículos oficiais de comunicação da Câmara dos Deputados. Tem como estratégia principal a cobertura em tempo real dos fatos, mas também veicula telejornais, programas, entrevistas, debates, documentários, reportagens e campanhas de utilidade pública.

Está presente em todo o Brasil, seja na TV aberta, na TV por assinatura, por  parabólica e internet. Tudo para que o cidadão se informe com fontes confiáveis e tire suas próprias conclusões, empoderando-se para participar mais ativamente da democracia.

CONTEÚDO

A programação da TV Câmara é formada por produções de autoria própria e de parceiros, divididas nas categorias:

CONTEÚDO PRINCIPAL – o que estrutura a programação

• Transmissões: cobertura em áudio, vídeo e informações adicionais de eventos da Câmara dos Deputados ou de interesse da instituição. Veiculação na íntegra, sem edição, preferencialmente em tempo real.
• Telejornais: veiculação noticiosa dos principais fatos ocorridos na Câmara dos Deputados ou relacionados a ela. O roteiro contempla reportagens, links com repórteres, entrevistas e notas.
• Programas: conteúdos voltados a explicar ou aprofundar um assunto de interesse da cidadania.
• Documentários: audiovisuais com narrativa e edição mais elaborados, que abordam uma temática em profundidade. São classificados como minidoc quando não atingem 15 minutos.

INTERPROGRAMAS – o que é veiculado entre os principais conteúdos

• Programetes: audiovisuais com menos de dez minutos, de cunho informativo, educativo ou cultural.
• Reportagens: notícias veiculadas de forma individual na programação, na forma de “Câmara Informa”, e na Agência Câmara.
• Chamadas: peças veiculadas com objetivo de atrair atenção do público para o conteúdo principal, a ser veiculado em data e hora específica. Geralmente trazem frases e imagens de destaque do conteúdo principal. Idealmente, devem ter até 1 minuto de duração.
• Promocionais: peças audiovisuais que têm o objetivo de divulgar serviços e ações da Câmara dos Deputados, como a promoção dos próprios veículos de comunicação e seus programas.
• Campanhas: audiovisuais de até 5 minutos de duração, geralmente seriados, com o objetivo de ensinar, alertar ou promover conteúdos de utilidade pública.

PRODUÇÃO PRÓPRIA, DE PARCEIROS e DE TERCEIROS

O conteúdo produzido pela TV Câmara é majoritariamente ligado à representação da sociedade brasileira pelos deputados federais, dando transparência ao modo como eles exercem, no dia a dia,  a delegação que receberam para debater temas, propor e votar leis e fiscalizar ações governamentais.

Já o conteúdo de emissoras parceiras ou produtores independentes compõe a grade de programação de forma complementar, trazendo temas que a TV Câmara não cobre rotineiramente, mas que são relacionados à cidadania.

A TV Câmara também promove seleção de conteúdo produzido pela sociedade, por meio de editais, com o objetivo de trazer a diversidade e pluralidade brasileira para dentro da emissora, além de incentivar o setor audiovisual e promover as boas iniciativas. O principal edital de seleção é permanente. Os vídeos enviados são submetidos à avaliação do Comitê Permanente de Programação e, se aprovados, podem ser veiculados na emissora de forma não onerosa. Há também editais específicos, que concedem pagamento aos produtores de audiovisuais, como o concurso anual que premia iniciativas voltadas ao combate à violência contra a mulher

JORNALISMO

O jornalismo da TV Câmara tem o objetivo de resumir e explicar para os cidadãos os principais fatos ocorridos na e relacionados à Câmara dos Deputados. A principal estratégia é mostrar o acontecimento em tempo real, com informações escritas ou mediadas pela presença de jornalistas.

As reportagens focam no cidadão, explicando por que aquele assunto é importante para quem está assistindo. Por isso, o jornalismo trata todo e qualquer tema de forma objetiva, usando Linguagem Simples e refletindo a pluralidade de ideias presentes no evento e/ou na sociedade. Deve haver equilíbrio de espaço para exposição de contraditórios, na proporção que ocorrem no Parlamento. 

A TV Câmara possui telejornais veiculados ao vivo, que apresentam ao público o que está acontecendo na Câmara dos Deputados. O conteúdo é  explicativo e  retrata a pluralidade de visões presentes nos debates. 

PROGRAMAS

Os programas de entrevistas e debates aprofundam a explicação e a análise de temas legislativos e de grande interesse nacional, com a possibilidade de interação popular. Contam com produção, pesquisa, identidade visual e linguagem próprias, além do trabalho de direção durante todo o processo, da pré-produção à pós-produção.

Realizadas em sua maioria em estúdio próprio da TV Câmara, as entrevistas e debates constituem um espaço informacional qualificado de exposição de ideias dos representantes eleitos pela população. Também participam desse espaço de comunicação, especialistas e representantes dos Poderes Legislativo e Executivo e da sociedade. As produções são diárias, semanais, mensais e por temporada, com formatos e tempos de duração variados.

PRODUÇÕES ESPECIAIS

A TV Câmara também possui iniciativas audiovisuais que necessitam de um processo mais elaborado de produção e finalização, com tratamento qualificado de som, imagem e edição. Documentários, campanhas e vídeos institucionais são os principais produtos especiais, vários premiados pela qualidade entregue ao público.

No caso dos documentários, as produções devem ser focadas em temas de interesse da cidadania e abordar, de forma não-ficcional, um tema em profundidade, trazendo como protagonistas os próprios envolvidos.

As campanhas buscam educar e/ou informar a sociedade sobre um assunto que precisa de mobilização popular.

Já os vídeos institucionais são elaborados a partir de demandas dos setores internos da Câmara dos Deputados, com o objetivo de mostrar o serviço que é oferecido à sociedade.

INTERNET

A TV Câmara considera a Internet um meio adicional de levar a informação à população. Por isso, utiliza plataformas específicas na rede mundial como estratégia para se aproximar do público, de estar onde a população está, com linguagem e procedimentos específicos para cada ambiente em que a emissora está presente. 

O YouTube é a plataforma de referência na internet para a veiculação não apenas das produções da TV Câmara, mas também de todo e qualquer evento legislativo oficial da Câmara dos Deputados. Todas as sessões no Plenário Ulysses Guimarães, além das reuniões e audiências nas comissões, são transmitidas ao vivo, simultaneamente, pelo canal da Câmara. A instituição possui  a maior estrutura do mundo de transmissão ao vivo automatizada de eventos legislativos, segundo o Google – empresa que mantém a plataforma. 

No início de 2024, o canal conquistou a placa de ouro do YouTube  – reconhecimento aos canais com mais de 1 milhão de seguidores . 

Para garantir eficiência, qualidade e volume de transmissões e postagens, além de software próprio, o canal da Câmara no YouTube conta com equipamentos de monitoramento de transmissões e com uma equipe responsável pelos procedimentos técnicos e pelas informações escritas publicadas.

A TV Câmara ainda possui contas nas principais plataformas de redes sociais, como forma de divulgar a programação da emissora. A ideia é utilizar a linguagem própria de cada rede para chamar a atenção dos conteúdos de interesse da cidadania, a serem vistos na íntegra via YouTube ou na TV.

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