REDES SOCIAIS

A Câmara dos Deputados está presente nas principais redes sociais com o objetivo de levar informação e cultura ao cidadão brasileiro. A presença digital da instituição amplia o diálogo com a sociedade e a divulgação de conhecimento, informações e dados. As ações da Câmara nas plataformas digitais também constituem um instrumento importante para aumentar a transparência e a accountability da dinâmica legislativa.

O primeiro perfil da instituição nas redes sociais foi criado no Twitter (atual X) em 2009; seguido pelo Facebook em 2012; Instagram em 2018; TikTok em 2021 — rede na qual foi o primeiro parlamento do mundo a criar uma conta; e Threads e Bluesky em 2024.

CD - produzida com uso de IA

Principais objetivos

  • Transparência e proximidade: as redes sociais permitem que a Câmara compartilhe informações em tempo real, tornando os processos legislativos mais transparentes e acessíveis ao público.
  • Engajamento do cidadão: através das plataformas digitais, é possível fomentar a participação popular, recebendo feedbacks, sugestões e opiniões diretamente dos cidadãos.
  • Rapidez na disseminação de informações: em um mundo onde as notícias se propagam em uma velocidade cada vez maior, é crucial que a Câmara tenha canais ágeis para divulgar decisões, projetos e eventos importantes.
  • Desmitificação do processo legislativo: as redes sociais permitem explicar, de forma simples e acessível, como funciona o trabalho parlamentar, contribuindo para esclarecer a população sobre o papel da Câmara.
  • Combate à desinformação: com a proliferação de fake news, ter canais oficiais fortes nas redes sociais é fundamental para disseminar informações verídicas e combater a desinformação.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

  • Produzir conteúdo relevante e acessível sobre as atividades legislativas.
  • Realizar postagens cruzadas (colabs) com os perfis de redes sociais dos demais veículos de comunicação da Casa e de órgãos parceiros, para que o conteúdo atinja um maior número de cidadãos.
  • Monitorar menções e interações, respondendo dúvidas e coletando insights.
  • Desenvolver estratégias de engajamento para ampliar o alcance das informações institucionais.
  • Analisar métricas e tendências para aprimoramento constante da comunicação digital.
  • O conteúdo postado abrange a atividade legislativa, especialmente as votações e as discussões de Plenário, inclusive com a transmissão ao vivo das sessões deliberativas; programas e ações institucionais; eventos; conteúdo educativo;  e campanhas publicitárias. Os textos buscam seguir as normais de Linguagem Simples e seguem a padronização de texto da Agência Câmara.

GESTÃO E GOVERNANÇA

As normas de governança e gestão das redes sociais estão definidas no Ato da Mesa 244/18. Conforme o Manual de Boas Práticas da Câmara dos Deputados nas Mídias Sociais, “a atuação da Câmara dos Deputados nas redes sociais digitais tem por objetivos: fortalecer a imagem institucional da Casa, enfatizando a importância do Poder Legislativo para a democracia; aproximar a Câmara da sociedade; incentivar a participação popular durante o processo legislativo, direcionando os cidadãos aos canais de domínio próprio; informar sobre a tramitação e a aprovação de propostas legislativas; explicar o processo democrático e o funcionamento da Instituição; orientar sobre direitos e deveres; divulgar o acervo histórico e cultural da Câmara, bem como eventos institucionais.”

Essas normas se aplicam tanto aos perfis institucionais como aos mantidos por comissões, pelos veículos de comunicação (TV Câmara, Rádio Câmara) e por outras áreas da Câmara dos Deputados.

Os perfis nas mídias sociais institucionais são atualizados e monitorados durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou quando há atividade legislativa no Plenário Ulysses Guimarães além desse horário. Dependendo da natureza do conteúdo, em caráter emergencial ou por agendamento prévio, pode haver postagens nos fins de semana e feriados.

A arquitetura proposta funciona como um hub de informações legislativas e institucionais, no qual podem ser publicadom, além de material próprio, conteúdos dos perfis dos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados e de outros órgãos da instituição. A seleção dos temas a serem cobertos deve observar exclusivamente o interesse público.

Câmara dos Deputados - Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - Brasil - CEP 70160-900
CNPJ: 00.530.352/0001-59

Disque-Câmara: 0800-0-619-619, de 8h às 20h Atendimento presencial: de 9h às 19h