A missão do portal da Câmara dos Deputados na internet (www.camara.leg.br) é prover ao cidadão acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.
As páginas do portal vêm sendo paulatinamente reformuladas desde 2019 para atender às necessidades do cidadão comum, com base em diretrizes como:
Por meio do portal institucional, é possível acompanhar a transmissão de sessões do Plenário e de reuniões das comissões, os resultados de votações e a tramitação de propostas.
O cidadão também pode acessar informações de transparência, como gastos parlamentares, e se informar sobre a atuação dos deputados, seus votos, presenças, discursos e apresentação de emendas ao Orçamento.
O portal tem mais de 150 milhões de acessos por ano e reúne diversos serviços digitais e informações sobre o trabalho legislativo. Historicamente, as áreas do portal mais acessadas são as de Notícias, Propostas legislativas, Deputados e Enquetes.
A gestão do portal institucional é uma atribuição da área de comunicação da Câmara dos Deputados. Ela busca cumprir as diretrizes listadas acima. A definição de prioridades e as decisões sobre melhorias no portal se dão a partir de critérios: estatísticas de acesso, tamanho numérico do público interessado, técnicas de usabilidade e resultados de testes e pesquisas com usuários.
Faz parte desse trabalho a elaboração de leiautes de telas seguindo o conceito mobile first, ou seja, o celular é o foco inicial do desenho das páginas. Isso porque mais de 70% dos usuários acessam o portal da Câmara pelo celular, o que exige um leiaute mais conciso e objetivo.
A gestão do portal também define a navegação e a usabilidade, que são determinantes na experiência do cidadão ao acessar as páginas. Um marco na melhoria desses quesitos foi o projeto Virada Digital, que reformulou as páginas mais acessadas do portal ao longo dos anos 2018 e 2019.
As normas de gestão do portal institucional estão definidas na política de governança, criada pela Portaria 291 de 21/12/2021. A governança estabelece diretrizes e vedações aos conteúdos publicados, além de definir as competências de cada unidade administrativa da Casa com atuação no portal.
A política de governança também define as responsabilidades dos gestores e dos provedores de conteúdo.
O gestor de conteúdo é o titular da subunidade administrativa responsável pelo teor do conteúdo publicado nas páginas eletrônicas sob sua gestão. Compete a ele assegurar a atualidade e a correção das informações, além de credenciar e descredenciar provedores de conteúdo de sua área.
O provedor de conteúdo é o responsável pela criação, edição e publicação de conteúdo nas páginas sob sua responsabilidade. Compete a ele atender às determinações do gestor de conteúdo, e da unidade de comunicação para adequar conteúdos às normas do portal.
Além disso, o portal possui Termos de Uso, cujo link é divulgado aos usuários no rodapé das páginas.