A Política de Comunicação Social da Câmara dos Deputados compreende princípios, objetivos, diretrizes, públicos, canais, requisitos, vedações e define atribuições e instrumentos para a gestão coordenada, responsável e técnica dos processos e produtos comunicacionais. Foi aprovada pelo Conselho Consultivo de Comunicação Social em 26 de novembro de 2019.
A Comunicação da Câmara dos Deputados tem como objetivo contribuir para a consolidação da democracia no Brasil, por meio do apoio à atuação da instituição nos seus papéis de representação, legislação e fiscalização, buscando:
A Câmara dos Deputados deve se comunicar com todos os cidadãos brasileiros, que têm o direito de acesso ao Poder Legislativo.
Para tornar essa comunicação efetiva, a equipe técnica de comunicação deve mapear públicos específicos, sejam eles externos ou internos, e gerenciar o relacionamento com cada um deles, de acordo com suas características próprias e seus temas de interesse, usando os canais mais adequados.
A Câmara dos Deputados deve avaliar permanentemente os processos e canais mais adequados para se comunicar com cada um de seus públicos, empregando estudos de recepção e de audiência, tendo em vista as mudanças rápidas em tecnologias e no comportamento dos usuários.
A Câmara dos Deputados deve garantir que os seus conteúdos estejam disponíveis em canais próprios, sob controle da Instituição, abertos ao público, e adotar plataformas privadas como canais complementares, para ampliação do acesso e tendo em vista a economia permitida pelo uso dessas estruturas.
Em todos os casos, a comunicação da Câmara dos Deputados deve priorizar uma linguagem simplificada, a fim de tornar o processo legislativo acessível aos diversos públicos.
É vedado aos profissionais da Câmara dos Deputados, na produção de conteúdos institucionais:
A comunicação da Câmara dos Deputados não publica conteúdo de caráter eleitoral, de promoção pessoal de autoridade ou de servidor público, de propaganda com objetivo religioso ou comercial, nem favorece posições políticas.