CENTRO CULTURAL

O Centro Cultural Câmara dos Deputados é responsável por gerir a agenda cultural da instituição, promover exposições, preservar os bens culturais, gerir o acervo museológico da Casa e difundir a cultura nas suas mais diversas manifestações. A atual organização do Centro Cultural, que data de 2012, reúne o Núcleo de História Arte e Cultura e o Núcleo do Museu. O Centro Cultural está vinculado à Coordenação de Cerimonial, Eventos e Cultura da Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Painel Ventania, de Athos Bulcão, em azulejos, instalado em 1971 no Salão Verde da Câmara

O Núcleo de História, Arte e Cultura tem como atribuição coordenar o uso dos espaços expositivos da Câmara, executar projetos artísticos e históricos, apoiar exposições e eventos externos, realizar eventos literários e promover a cultura entre os servidores e demais profissionais que trabalham na instituição, além de levar ao público visitante informações sobre os bens culturais da Câmara dos Deputados, com o objetivo de difundir a cultura brasileira.

O Núcleo do Museu é responsável pela gestão, preservação e comunicação do acervo museológico da Câmara dos Deputados. O acervo reúne mais de 2.100 itens de diferentes tipologias, como obras de arte, mobiliário, condecorações, presentes protocolares recebidos por autoridades da Câmara dos Deputados, entre outros. Parte desse acervo está em constante movimentação e ambienta os diferentes espaços da Câmara dos Deputados, cabendo ao Museu o controle e a gestão dessas movimentações.

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICAS E HISTÓRICAS

Anualmente, o Centro Cultural lança o edital público de arte, que seleciona projetos artísticos e históricos de todo o Brasil para serem expostos no ano seguinte nos espaços da instituição. São sete espaços expositivos geridos pelo Centro Cultural: Corredor Tereza de Benguela (que dá acesso ao Plenário Ulysses Guimarães), Hall da Taquigrafia, Corredor do Anexo 1, Espaço Mário Covas, Espaço do Servidor, Salão Negro e Galeria Décimo, do 10º andar do Anexo 4.

O edital, publicado desde 2014, está aberto a inscrições sempre entre 1º de agosto e 30 de novembro de cada ano e pode ser acessado na página do Centro Cultural no Portal da Câmara. Os projetos são avaliados por uma Comissão Curadora formada por cinco servidores de diferentes áreas da Câmara, que montam a Agenda Cultural da instituição para o ano seguinte, posteriormente analisada e autorizada pela Presidência, de acordo com Ato da Mesa nº51, de 17/10/2012.

Os projetos curatoriais de pinturas, esculturas, desenho e fotografias, entre outras técnicas, são avaliados quanto à qualidade técnica, contribuição histórica e sociocultural e atratividade do tema e originalidade, entre outros critérios. Dos sete espaços geridos pelo Centro Cultural, dois são prioritariamente destinados às exposições do edital: Galeria Décimo e Espaço do Servidor, no Anexo 2.

O Corredor Tereza de Benguela recebe os projetos históricos, com temas nacionais e legislativos. O Hall da Taquigrafia é reservado prioritariamente para eventos rápidos, como atos públicos, entrevistas coletivas e aberturas de exposições. Lançamentos de livros geralmente ocorrem no Salão Nobre ou no Espaço do Servidor.

A cada exposição artística, o Centro Cultural lança um catálogo com as obras de arte e texto curatorial e crítico sobre o trabalho do artista. Esse material é distribuído entre parlamentares, instituições culturais e para o próprio artista. Todos os catálogos produzidos desde 2014, quando foi lançado o primeiro edital, estão publicados na plataforma Issuu.com, do Centro Cultural.

EXPOSIÇÕES EXTERNAS

Além dos projetos selecionados por edital, projetos expositivos de iniciativa de parlamentares, sem custos para a Câmara, também são coordenados pelo Centro Cultural, a partir da aprovação da Presidência da Casa. Esses projetos são normalmente apresentados no Espaço Mário Covas, mas também no Corredor Tereza de Benguela, no Hall da Taquigrafia e no Espaço do Servidor, quando há disponibilidade de agenda.

Existem critérios rígidos para ocupação dos espaços, em razão da segurança e da própria limitação física dos locais. Para agendar o espaço, a assessoria dos parlamentares deve entrar em contato direto com o Centro Cultural para verificar a disponibilidade.

A cada agendamento, um produtor do Centro Cultural fica escalado para orientar a equipe do parlamentar, desde a formalização do pedido à execução do projeto, passando por providências quanto a questões técnicas para a montagem e desmontagem da exposição.

Os temas dessas exposições devem estar ligados às atividades legislativas, a datas históricas de importância nacional e a campanhas educativas. É vedada qualquer prática comercial e publicidade, direta ou indireta, de empresas comerciais. Todos os projetos externos têm de ser solicitados por deputados, comissões, lideranças, secretarias ou membros da Mesa da Câmara e aprovados pela Presidência.

LITERATURA

O Núcleo de História, Arte e Cultura organiza mensalmente, em parceria com a Biblioteca da Câmara, o Encontro com o Autor ou Autora. São 12 convidados a cada ano, que participam de entrevista sobre o processo criativo da escrita, a trajetória até o lançamento dos livros, curiosidades sobre os personagens e falam da contribuição que a literatura dá à nossa formação cultural.

Os escritores são escolhidos pela equipe de produção do Centro Cultural e da Biblioteca, e os Encontros são gravados e exibidos pela TV Câmara. Além disso, ficam disponíveis no canal da emissora no YouTube.

EMPRÉSTIMO DE OBRAS DE ARTE

O Museu da Câmara dispõe de aproximadamente mil obras de arte, distribuídas, em sua maior parte, nas áreas nobres e ambientes administrativos da Casa. Esse acervo é disponibilizado mediante consulta direta ao Museu e instalado por equipe treinada.

O Museu disponibiliza seu acervo para ambientação dos espaços da Câmara,  propondo, em parceria com o Departamento Técnico (Detec), o uso de suas peças para compor novas áreas, harmonizar e ressignificar espaços já existentes. Além disso, faz a gestão do acervo distribuído, encaminhando para o setor responsável sempre que for necessário executar ações de conservação ou restauro.

GOOGLE ARTS & CULTURE

Parte do acervo artístico e arquitetônico da Câmara encontra-se acessível por meio da plataforma Google Arts & Culture. É possível visualizar as obras em alta resolução, apreciar exposições temáticas virtuais e visitar virtualmente ambientes com imagens 360°.

PRESENTES PROTOCOLARES

Desde 2013, o Ato da Mesa n° 70 determina a entrega ao Museu dos presentes protocolares recebidos no exercício da função pelos membros da Mesa Diretora, presidentes de comissão, titulares da Procuradoria Parlamentar, da Ouvidoria, do Conselho de Altos Estudos e da Procuradoria Especial da Mulher.

As peças passam a integrar a coleção de presentes protocolares do Museu da Câmara e ajudam a contar parte da história diplomática da instituição. Para o acesso do público a esse acervo, o Museu mantém uma exposição no Salão Verde.

Câmara dos Deputados - Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Brasília - DF - Brasil - CEP 70160-900
CNPJ: 00.530.352/0001-59

Disque-Câmara: 0800-0-619-619, de 8h às 20h Atendimento presencial: de 9h às 19h