LOCAIS DE INTERESSE EM BRASÍLIA

PRAÇA DOS TRÊS PODERES

Amplo espaço público aberto que abriga as sedes dos três poderes do Estado brasileiro: o Congresso Nacional (poder Legislativo), o Palácio do Planalto (poder Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário). A Praça e os edifícios que a cercam são obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Em sua porção central, situa-se a obra escultural de Bruno Giorgi, “Os Candangos”, expressão utilizada para se referir aos trabalhadores que migraram para a construção da capital federal. Outros atrativos estão sediados nas imediações da Praça dos Três Poderes, como o Panteão da Pátria, o Espaço Lúcio Costa e a Casa de Chá.

PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL

(v. também item 2, “Local da reunião”, p. 6, acima)
É a sede do Poder Legislativo Federal, composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. O Palácio sediará a Cúpula do P20. Visitas guiadas em português, inglês, espanhol ou francês estarão disponíveis durante o evento, para delegações interessadas.

PALÁCIO DO PLANALTO

É a sede do Poder Executivo Federal e local de trabalho do Presidente da República. A obra foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e concluída em abril de 1960, e conta com um expressivo acervo de obras de arte de autoria de vários artistas representantes do modernismo no Brasil, entre eles Burle Marx, Bruno Giorgi, Di Cavalcanti e Athos Bulcão. São oferecidas visitas públicas gratuitas aos domingos, entre as 9h e as 14h, agendadas eletronicamente clicando aqui.

PALÁCIO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)

Prédio concebido por Oscar Niemeyer para abrigar o órgão de cúpula do Poder
Judiciário brasileiro. O Palácio do STF oferece visitas gratuitas conforme
calendário para agendamentos disponibilizado com no máximo 30 dias de
antecedência, por meio do link.

CASA DE CHÁ

Projetada entre 1965 e 1966 por Oscar Niemeyer, a Casa de Chá foi concebida para ser um ponto de encontro e um local de descanso na Praça dos Três Poderes. A construção proporciona uma visão livre do horizonte, criando uma sensação de leveza e flutuação. É reconhecida como patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e funciona de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h.

PALÁCIO ITAMARATY

Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado oficialmente em 1970, o Palácio Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil. Conhecido também como Palácio dos Arcos, foi concebido com o propósito de apresentar o Brasil aos visitantes estrangeiros e, portanto, foi construído com materiais predominantemente nacionais. Seus salões abrigam obras de artistas brasileiros e estrangeiros com significativos laços com o País. As visitas guiadas acontecem de terça a domingo, em português, espanhol, francês ou inglês. O agendamento deve ser feito previamente por meio do link.

CATEDRAL METROPOLITANA

A Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, é uma das obras mais conhecidas e premiadas do arquiteto Oscar Niemeyer. Por este projeto, Niemeyer foi agraciado em 1988 com o Prêmio Pritzker, o mais alto da arquitetura mundial. A Catedral é um ícone do modernismo brasileiro com sua estrutura em concreto armado, suas curvas harmoniosas e as formas arrojadas.

MUSEU NACIONAL DA REPÚBLICA

Localizado na Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, junto da Biblioteca Nacional de Brasília, compõe o Conjunto Cultural da República. O museu realiza inúmeras exposições temporárias nacionais e internacionais, seminários, workshops, mostras de filmes, festivais de teatro e várias outras atividades de caráter cultural e social. A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais.

TORRE DE TV

Segunda estrutura mais alta do Brasil, com 230 metros de altura, a Torre de TV é um dos pontos mais visitados da capital federal. Possui um mirante localizado a 75 metros do chão e oferece uma bela vista da disposição urbana da cidade, com vista panorâmica das Asas Sul e Norte, emolduradas pelo Lago Paranoá. Ao lado da torre é possível encontrar a famosa Feira da Torre, que oferece opções de souvenirs e de peças de artesanato local. A visitação ao mirante da Torre de TV é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 9h às 18h45.

PARQUE DA CIDADE DONA SARA KUBITSCHEK

Maior parque urbano da América do Sul (4,2 km2 – cerca de 10 vezes o tamanho da Cidade do Vaticano), trata-se de um dos principais e mais extensos centros de lazer ao ar livre da cidade, concentrando quadras de esportes, lagos artificiais, parque de diversões, centro hípico e pistas de caminhada, patinação e ciclismo. O parque é considerado patrimônio de Brasília.

CLUBE DO CHORO

O Clube de Choro de Brasília é uma associação voltada a promoção e difusão do choro, gênero da música popular brasileira surgido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX. Localizada no Eixo Monumental, sua sede atual foi projetada por Oscar Niemeyer e finalizada em 2011. Em 2008, o Clube de Choro de Brasília foi tombado patrimônio imaterial de Brasília. A programação de shows pode ser consultada aqui.

MANÉ MERCADO

Complexo gastronômico com vista privilegiada para o Estádio Nacional de Brasília
Mané Garrincha, conta com opções de restaurantes e bares de culinária diversa,
cardápio inclusivo e alternativas sem glúten, sem lactose, vegetarianas e veganas.
Funciona de segunda a sábado das 12h às 23h e domingos das 11h às 23h. Para
conhecer mais, acesse.

MEMORIAL DOS POVOS INDÍGENAS

Museu, centro cultural e instituição de pesquisa brasileiro, com dedicação à cultura indígena brasileira. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o prédio é inspirado em uma maloca (habitação coletiva indígena) Yanomani. Localizado no Eixo Monumental, o museu encontra-se aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 17h.

MEMORIAL JK

Museu, mausoléu e centro cultural, inaugurado em 1987, construído em homenagem ao 21º Presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, sob cujo governo (1956-1961) a cidade foi construída. Como outros prédios famosos em Brasília, foi projetado por Oscar Niemeyer, a pedido da viúva de Juscelino e ex-primeira-dama Sarah Kubitschek. Conta com fotos e outros artefatos da vida de Juscelino Kubitschek e de sua esposa. Localizado no Eixo Monumental, o museu é aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h.

PONTÃO DO LAGO SUL

Centro de lazer localizado às margens do Lago Paranoá, um dos maiores lagos artificiais do mundo, formado a partir do represamento das águas do Rio Paranoá. Dentre as opções de lazer, o Pontão do Lago Sul oferece restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, exposições e eventos esportivos. Funciona de 7h à meia-noite de domingo a quinta-feira e de 7h à 1h às sextas e sábados. Mais informações aqui. 

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – BRASÍLIA (CCBB)

Inaugurado em 12 de outubro de 2000, o CCBB Brasília está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis. Dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizadas exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performance. Programação disponível no site. 

JARDIM BOTÂNICO DE BRASÍLIA

O Jardim Botânico de Brasília é um museu vivo e abriga coleções de Jardins Temáticos abertos à visitação pública. Sua missão é a constituição e a manutenção de coleções de plantas, desenvolvimento de pesquisa, educação ambiental e lazer orientados para a conservação da biodiversidade. Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

QUADRA MODELO E IGREJINHA

Fundada em 1962, com Projeto urbanístico de Lucio Costa, paisagismo de Burle Marx, azulejos de Athos Bulcão, Igrejinha e Escola Parque de Oscar Niemeyer, a quadra modelo segue todos os padrões imaginados no plano original, com a ideia de reunir, nas proximidades, os serviços necessários à comunidade local. O modelo original é o conjunto que reúne as quadras SQS 107, 108, 307 e 308. No centro das quatro quadras está situada a Igreja Nossa Senhora de Fátima, a Igrejinha, projetada por Oscar Niemeyer em 1958. Seu inusitado formato foi inspirado em um chapéu de freira. Devido à sua importância histórica e arquitetônica, a Igrejinha foi tombada em 2007 como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

SANTUÁRIO DOM BOSCO

É uma igreja católica localizada na Asa Sul de Brasília, especialmente famosa por
seus vitrais, tendo sido considerada uma das Sete Maravilhas do Patrimônio
Cultural de Brasília. A criação da igreja foi iniciativa dos Salesianos com parceria do
Governo Federal, sob a inspiração de Dom Bosco (padroeiro de Brasília).

Para conhecer mais sobre esses e outros atrativos de Brasília e região, acesse os guias da Coleção Rotas Brasília, produzidos pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal, com textos em português e inglês: