Glossário de Comunicação Pública

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Accountability +

Palavra em inglês que remete à obrigação da prestação de contas das autoridades públicas para a população. Na comunicação pública, busca atender à necessidade coletiva por transparência de informações e controle social dos recursos públicos.

Ação de comunicação +

Atividades desenvolvidas para alcançar objetivos de comunicação específicos. Podem fazer parte de projetos e programas.

Acesso +

A noção de acesso está ligada à comunicação como um direito de todos e como um direito que dá acesso a outros direitos. Os cidadãos devem ter acesso às informações necessárias para exercer seus direitos e também às condições políticas, econômicas, sociais e culturais para construir seus próprios conhecimentos e compartilhá-los.

Agenda Pública +

Identificação de problemas públicos prioritários, observação de suas causas e elaboração de soluções.

Canais nativos / Canais de domínio próprio +

Canais de comunicação que são oferecidos, mantidos e gerenciados pelo órgão público. No caso da Câmara dos Deputados, são o Portal na internet, o Disque-Câmara e os veículos próprios de mídia (TV, Rádio e Agência Câmara). Os canais não nativos estão hospedados em plataformas privadas, a exemplo das contas oficiais nas redes sociais.

Cidadania +

Conjunto de direitos e deveres que dá à pessoa a possibilidade de pertencer a uma comunidade em determinado território (cidade, país, etc) e participar ativamente da vida e do governo dessa comunidade.

Comunicação pública +

Comunicação desenvolvida por agentes e órgãos do setor público para: atender ao direito do cidadão à informação e à expressão; cumprir o dever de transparência do Estado; incentivar o diálogo e a participação no debate sobre políticas públicas; conhecer as demandas sociais; e ampliar o acesso aos serviços públicos. A comunicação pública zela pelos princípios constitucionais e democráticos e deve fundamentar-se em estratégia, planejamento, organização e controle.

Comunicação institucional +

Divulgação de valores, objetivos, missão e ações desenvolvidas pela instituição, com o objetivo de construir sua identidade junto aos públicos com os quais se relaciona.

Conteúdo +

Informações produzidas e difundidas em formatos variados, como texto, imagem, áudio e vídeo, com características jornalísticas, publicitárias ou de outras linguagens.

Crise +

Momento de ruptura no funcionamento de um sistema, de forma imprevista e com duração limitada. A crise pode se relacionar a aspectos econômicos, financeiros, políticos, institucionais, sanitários, humanitários, morais, climáticos, comunicacionais, entre outros. As crises de imagem ameaçam a credibilidade, a legitimidade, a confiabilidade e a reputação da instituição. A capacidade de gerir crises é função indispensável no setor público, devendo incluir a gestão de riscos e a atuação coordenada das áreas técnica, jurídica, de comunicação e da alta direção.

Cultura Organizacional +

Personalidade da organização, formada por um processo de aprendizado acumulado, que abrange elementos comportamentais, emocionais e cognitivos (crenças, valores, hábitos, tradições, relacionamentos sociais típicos, etc). Esses elementos criam senso de identidade e pertencimento, ao construir, modelar, incentivar e sustentar a maneira de pensar e o comportamento dos membros da organização. A comunicação é um meio de transmissão e instrumento de construção da cultura, ao mesmo tempo em que é orientada por ela, no modo de relacionar-se com seus públicos.

Democracia +

Regime político em que a soberania vem do povo. Todos os cidadãos que cumprirem os requisitos da lei poderão ocupar cargos políticos por meio de eleição popular. O povo se identifica com as regras e tem expectativas de que os governantes escolhidos exerçam o poder cumprindo essas regras. Na democracia, há separação de poderes e controle social. A comunicação pública, ao garantir o fluxo de informações entre cidadãos e representantes, é um dos requisitos para o bom funcionamento da democracia.

Desinformação +

Utilização das técnicas de comunicação para confundir ou manipular pessoas, por meio de informações falsas, distorcidas, incompletas ou em contextos errados, com propósitos inescrupulosos, causando no público a diminuição da capacidade de diferenciar o que é fato e o que não é. Por causa da linguagem apelativa, da abordagem e do senso falso de urgência, a desinformação tem chances muito maiores de ser compartilhada do que conteúdos verdadeiros, com grande potencial de danos. As fake news são um exemplo de desinformação.

Diversidade +

Conjunto de aspectos que caracterizam as pessoas: biológicos (físicos, mentais), sociais (familiares, educacionais, profissionais, comunitários), demográficos (região geográfica, faixa etária, sexo, cor da pele, renda), incluindo diferenças e similaridades entre elas. Atender à diversidade é um dos objetivos da comunicação pública.

Educação para a democracia +

Promoção de conhecimento sobre instituições e leis e da formação de valores e habilidades para participar conscientemente da vida política. O conceito se associa ao de letramento político.

Educomunicação +

Metodologia pedagógica que envolve o uso e a produção de conteúdos apoiada em diversas tecnologias, mídias, linguagens e instrumentos de comunicação.

Fake news +

Termo de origem inglesa que significa notícias falsas. Trata-se de informação com características noticiosas que não corresponde à realidade, amplamente compartilhada como se assim fosse e/ou com o objetivo de atrair a atenção das pessoas, na medida em que provoca reações inflamadas e irrefletidas, em geral contra uma pessoa, uma instituição, um fato ou uma ideia. É uma ferramenta de desinformação.

Gestão da Informação +

Conjunto de ações que transformam dados em informações qualificadas e compreensíveis, para reduzir as incertezas e consolidar a reputação da instituição junto a seus diversos públicos – na Câmara dos Deputados, são deputados, servidores, colaboradores, outros órgãos públicos e sociedade.

Governança +

Forma pela qual a instituição gerencia a si mesma e suas relações com a sociedade. Inclui mecanismos de liderança, estratégia e controle para definir, monitorar e avaliar ações, descrevendo formalmente as funções, as competências e as responsabilidades de agentes e setores envolvidos. Busca implantar soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades. Na comunicação da Câmara dos Deputados, abrange a formulação e o cumprimento de normativos, de forma a dar legitimidade, estabilidade e coerência a condutas e rotinas de trabalho.

Identidade Institucional +

Representação de como a instituição demonstra e comprova ser, por meio de características palpáveis (marca, comunicação visual, patrimônio, etc) e imateriais (história, cultura organizacional, missão, visão, valores, etc), que a tornam única e distinta das demais. Tem por objetivos criar uma imagem institucional e uma reputação favoráveis na mente de seus públicos de interesse.

Imagem Institucional +

Maneira como cada indivíduo percebe e reconhece a instituição, a partir das interações que tem com ela. Essa percepção é influenciada pela forma e pelo conteúdo das ações e da comunicação interna e externa da instituição; pode ser racional, mas também emocional e inconsciente.

Informação +

Elemento explícito do conhecimento, trocado entre pessoas, para a tomada de uma decisão. Em comunicação pública, ela precisa ser útil, compreensível, precisa e oferecida no momento adequado, a fim de promover a participação, a cidadania ativa e o diálogo.

Participação Popular +

Também conhecida por participação cidadã, participação político-social ou, simplesmente, participação, é um processo político de interação que busca a expressão de diferentes opiniões, a interpretação e o diálogo, da forma mais abrangente possível, para debate, negociação e tomada de decisões sobre a vida pública do país. É fundamental para o engajamento dos cidadãos na democracia, a legitimação do poder dos governantes e para a eficácia e eficiência das políticas públicas.

Programa de comunicação +

Conjunto de ações ou de projetos com objetivos de comunicação específicos. Os programas podem incluir ações permanentes ou cíclicas.

Projeto +

Conjunto de ações com objetivos de comunicação específicos e duração definida.

Sociedade Civil +

Conjunto de organizações e instituições cívicas voluntárias, distintas do Estado e do Mercado, que associam, organizam e mobilizam forças sociais em torno de demandas e conflitos a serem resolvidos pelo sistema político.

Sustentabilidade +

Continuidade dos processos de desenvolvimento ambiental (conservação de recursos), econômico (prosperidade) e social (bem-estar e senso de pertencimento), ao longo do tempo.

Transparência +

Disponibilidade das informações sobre a atuação do órgão público para todos os cidadãos, de modo compreensível para eles.

Referências:

Glossário de comunicação pública [livro eletrônico] / Jorge Duarte, Paulo Nassar, Lincoln Macário Maia, (org.). -- São Paulo: ABERJE : ABCPública, 2020. Disponível em: <https://abcpublica.org.br/wp-content/uploads/2020/12/Glossa%CC%81rio-de-Comunicac%CC%A7a%CC%83o-Pu%CC%81blica-Aberje.ABCPu%CC%81blicavf.pdf >. Acesso em: out. 2024.

SATHLER, André Rehbein. 150 termos para entender política [recurso eletrônico] / André Rehbein Sathler, Malena Rehbein Sathler. -- Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2020. Disponível em: <https://bd.camara.leg.br/bd/items/d48e292d-65a8-46b0-b8cf-6e04c3fb9c78 >. Acesso em: out.2024.