Independência ou Morte (também conhecido como O Grito do Ipiranga). Pedro Américo (1888), Acervo Museu Paulista | Trecho do Forte do Mar até a Conceição da Praia, 1819, Robert Pearce, Aquarelas do Tenente Robert Pearce | Os Primeiros Passos para a Independência da Bahia, Antônio Parreiras, 1931. Acervo Palácio Rio Branco (Salvador-BA) | Retrato de Joaquim Pires de Carvalho, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da Independência Brasileira | Retrato de Pierre Labatut, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da Independência Brasileira | S. Salvador, Baya de Todos os Sanctos, 1624, Hessel Gerritz e Claes Janszoon Visscher, Acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro | Retrato de Lima e Silva, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da Independência Brasileira | Things as they have been. Things as they now are. Cochrane in Disgrace, 1814, Christopher Dyer, Acervo do Royal Museums Greenwich | Vista do Alto da Vitória até o Forte de Santa Maria, 1819, Robert Pearce, Aquarelas do Tenente Robert Pearce | Entrada do Exército Pacificador, 1930, Presciliano Silva, Acervo do Museu Carlos Costa Pinto. Costumes da Bahia, 1835, Johann Moritz Rugendas, Acervo Brasiliana Iconográfica | Leopoldina Arquiduqueza d’Austria: Princesa Real do Reino Unido du Portugal, Brasil e Algarves, circa 1826, Jean François Badoureau, Acervo da Biblioteca digital Luso-Brasileira | Sessão do Conselho de Estado, 1922, Georgina de Albuquerque, Acervo Museu Histórico Nacional | Trecho da Vitória, 1819, Robert Pearce, Aquarelas do Tenente Robert Pearce | Retrato de Maria Graham, 1819, Sir Thomas Lawrence, Acervo do National Portrait Gallery – London | Retrato de Lord Cochrane, 1922, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da a Independência Brasileira | Journal of a voyage to Brazil, and residence there, during part of the years 1821, 1822, 1823, 1824, Maria Graham, Acervo da Biblioteca digital Luso-Brasileira | Laranjeiras, 1824, Maria Graham, Aquarela em Journal of a Voyage to Brazil | Retrato de Joanna Angélica, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da Independência Brasileira | Martírio de Joanna Angélica, 1821, Artista desconhecido, Acervo do Convento da Lapa, Salvador-BA | HMS Favorite, 1819, Robert Pearce, Aquarelas do Tenente Robert Pearce | A Brazilian Family, 1822, John Heaviside Clark, Acervo da Biblioteca Nacional | Lamentos de Huma Bahiana, 1822, Urânia Vanério, Typographia Nacional | Retrato de Maria Quitéria, 1922, Afonso D. E. Taunay, Grandes Vultos da Independência Brasileira | Passeio Público, 1819, Robert Pearce, Aquarelas do Tenente Robert Pearce | Nègre & Négresse de Bahia, 1835, Johann Moritz Rugendas, Livro de gravuras Rugendas e o Brasil | Casal de Negros, 1830, Johann Moritz Rugendas, Livro de gravuras Rugendas e o Brasil.